Garantir a conectividade possibilitará maior produtividade no campo

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil passará por ações inéditas para ampliação de conectividade rural a partir de tecnologias de internet banda larga como o modelo satélite, cabo de fibra de ótica e telecom, que inclui a nova geração 5G.

Segundo o ministério, mesmo com apenas 23% do espaço agrícola brasileiro com um nível de cobertura pela internet, o Brasil se consolidou como potência agroambiental no cenário mundial.

A ideia é aproveitar a capacidade de transmissão de 4.400 torres já existentes no Brasil. Isso permitiria ampliar a cobertura atual de 23% nas áreas rurais para 48% de iluminação de sinal no território agrícola nacional, proporcionando um aumento de 4,5% do Valor Bruto de Produção (VBP).

Para ser utilizada no Brasil, a tecnologia 5G aguarda o leilão da nova geração de internet, previsto para o segundo semestre deste ano. Enquanto isso, 20 projetos-pilotos serão implementados pelo Ministério das Comunicações, sendo sete deles em áreas rurais.

Para a implantação de algumas infraestruturas de conectividade, o Mapa atuará em parceria com entes de governo para disponibilização de crédito com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), do qual participará o comitê gestor, ainda pendente de regulamentação via decreto.

Fonte: canalrural.com.br